terça-feira, 22 de abril de 2014

Cultura inútil: Bolívar não perdeu tempo!

Via Boitempo

Mouzart Benedito

 

cidade_global14.indd
Mouzar Benedito.

Lenda ou verdade? Simón Bolívar, que comandou os exércitos que libertaram a Venezuela, Colômbia, Equador, Bolívia e Panamá, e teve papel importante também da libertação do Peru, participou de 200 batalhas e teve 200 amantes. Ele morreu de tuberculose, aos 47 anos, em 1830. Foi no Monte Sagrado, em Roma, que, quando tinha 22 anos, Bolívar jurou libertar a sua pátria.

* * *

Ausente do noticiário durante muito tempo, a Crimeia agora é foco das atenções. Uma guerra lá, pode influenciar muita coisa no mundo. E isso não seria novidade para os gaúchos. A bombacha, aquelas calças largas que parecem vestimenta de turcos (seu nome vem do espanhol, bombacho, que significa justamente calças largas) se tornaram vestimenta dos gaúchos do campo, acredita-se, por causa da Guerra da Crimeia, ocorrida de 1853 a 1856. O czar Nicolau I tentava expandir o Império Russo e foi combatido pela Inglaterra, França, Império Otomano (atual Turquia) e Sardenha (a Itália ainda não estava unificada). Segundo consta, aquelas calças largas dos turcos eram produzidas na Inglaterra e, com a guerra, não foi possível exportar para seus compradores normais. Capitalista perder dinheiro? Jamais! Então foram atrás de nova freguesia. Introduziram a “moda” na América do Sul, especialmente na região do Prata, os gaúchos acharam as bombachas confortáveis e aderiram a elas. O chapéu típico das “cholas” bolivianas tem história semelhante.

* * *

Logo depois de se candidatar a sede da Copa do Mundo de Futebol de 1962, o Chile sofreu um dos mais terríveis terremotos. Havia dúvida se o país seria capaz de realizar a Copa, e o presidente da Federação Chilena de Futebol fez um apelo: “A Copa do Mundo tem que ser realizada no Chile, porque não temos mais nada”. Dois estádios novos foram construídos rapidamente, e o Brasil foi bicampeão, com Garrincha mostrando sua genialidade.

* * *

A imperatriz Leopoldina achava que os lavradores brasileiros eram indolentes e que eles poderiam mudar de comportamento se trouxessem alemães para cá, para servir de exemplo, e começou a recrutar famílias de lá pra vir para o Brasil. Em 1824, ela escreveu a um recrutador de jovens alemães interessados em vir para o Brasil: “Mande mais 3 mil homens, solteiros e moços, sem descontar o número que lhe escrevi da outra vez”.

* * *

Em 1817, na Revolução Pernambucana, o governo revolucionário revogou o tratamento de “vosmicê” e “senhor”, usados para pessoas importantes, instituindo no lugar deles “vós” (hoje equivalente a “você”), e “patriota” (equivalente a “companheiro”).

* * *

O ouro é considerado um protetor contra mau-olhado, e muita gente usa anel, brinco ou qualquer outro objeto de ouro para se proteger. Mas se quiser ter sorte pra valer, tem que usar uma pedra preciosa (ou semipreciosa) em cada mês: janeiro: granada; fevereiro: ametista; março: água marinha; abril: brilhante; maio: esmeralda; junho: pérola; julho: rubi; agosto: sardônica (acredite: essa pedra existe); setembro: safira; outubro: opala; novembro: topázio; dezembro: turqueza. Haja dinheiro pra ter uma joia pra cada mês!

* * *

A Batalha de Waterloo, em que Napoleão Bonaparte foi definitivamente derrotado, aconteceu em 18 de junho de 1815.

* * *

Bárbara, nascida na atual Turquia, no século III, era filha de Dióscoro, um nobre e rico cidadão do Império Romano, que perseguia os cristãos. Só que ela se tornou cristã, secretamente. Quando Dióscoro descobriu, ficou tão injuriado que denunciou a filha e ela foi condenada a ser decapitada. Ele mesmo se encarregaria de cortar a cabeça da moça. Na hora da execução da pena, quando Dióscoro levantou a espada afiada para a decapitação, caiu um raio na espada e o matou. Esta é uma história que se conta de Santa Bárbara, protetora contra raios e tempestades.

* * *

Segundo a mitologia chinesa, não há apenas uma lua, são doze luas, uma para cada mês.

* * *

Na mitologia persa, há um ponte entre a terra e o céu, chamada Chinvat. Nela, os mortos eram julgados. Os puros passavam, os pecadores eram jogados no inferno.

* * *

Na mitologia hindu existem vários mundos e as leis dos outros mundos não são as mesmas deste em que vivemos. Não há um consenso sobre quantos são esses mundos, o número varia conforme o autor, mas quase sempre em torno de 14.

* * *

Os Estados Unidos compraram o Alasca da Rússia em 1867, e cada hectare custou menos de um centavo de dólar. O Canadá, então colônia da Inglaterra, faz divisa com o Alasca e havia interesse inglês de comprar aquele território, mas a Rússia tinha a Inglaterra como inimiga.

* * *

O primeiro desenho animado de longa-metragem de Walt Disney foi “Branca de Neve e os Sete Anões”, finalizado em 17 de julho de 1937.

* * *

Pelé tinha 16 anos quando jogou pela primeira vez na seleção brasileira de futebol. O jogo foi contra a Argentina, em 7 de julho de 1957. Ele marcou o único gol brasileiro, na derrota por 2 x 1.

* * *

Em livros sobre plantas afrodisíacas, pode-se encontrar entre os estimulantes sexuais o capim barba-de-bode. A parte empregada é a raiz, que deve ser preparada em tintura (infusão em álcool). Recomendam tomar 20 a 80 ml por dia da infusão a 10% em cachaça ou álcool ou 50 a 150 ml por dia de infusão a 20% em vinho branco seco. Quem quiser que arrisque!

* * *

Em dezembro de 1872 tripulantes do navio britânico Dei Gratia, que ia de Nova York para Gibraltar, avistaram um outro navio se deslocando de maneira estranha, irregular. Fizeram uma saudação e não obtiveram resposta. Alguns marinheiros foram de bote até esse navio, que era o Mary Celeste, subiram a bordo e não encontraram ninguém. Nenhuma pessoa! Nunca foi descoberto o que aconteceu com a tripulação.

* * *

Em 1o de janeiro de 1915 foi inaugurada a linha de telégrafo de 1280 quilômetros ligando Cuiabá a Rondônia, na bacia Amazônica, construída pela expedição Rondon. O início da construção foi em 1907.

* * *

Em 25 de janeiro de 1975, mais um piloto brasileiro se destaca na Fórmula 1: José Carlos Pace venceu a corrida em Interlagos. Algum tempo depois ele morreu de acidente de avião, e o governador Paulo Egídio, de São Paulo, nomeado pela ditadura, deu um baita fora: “Eu esperava que ele morresse de acidente de carro, não de avião”.

* * *

No início da ocupação de Pernambuco por engenhos de açúcar, um obstáculo foi o povo Caeté, muito valente, formado por guerreiros excelentes. Uma época, Jerônimo de Albuquerque (que por sinal era filho de um português e uma índia) cobiçou as terras dos Caeté e decidiu expulsá-los. Recrutou quantos brancos pôde e 10 mil índios inimigos dos Caeté e partiu para o ataque, esperando uma vitória fácil, já que os Caeté eram apenas 600. Mas a resistência foi brava. Protegidos por uma paliçada, os Caeté mataram uma porrada de inimigos, e ao amanhecer recebeu o reforço de 200 flecheiros de outras aldeias. Em vez de ficar na defensiva, partiram para o ataque e puseram pra correr os portugueses e seus aliados. Em 1560, o governo português reuniu 22 mil homens muito bem armados, entre índios e brancos, para atacar os Caeté e houve combates com perdas de lado a lado, mas o bravo povo indígena viu que era uma coisa desproporcional e se retirou para o interior.

* * *

Sabe-se que o PCB foi fundado em 25 de abril de 1922, mas antes houve uma tentativa de criação do Partido Comunista do Brasil, em 21 de junho de 1919. Era um partido meio anarquista e teve vida curta.

* * *

Em 1o de março de 1858, termina em Salvador a “Revolta dos Chinelos”, iniciada no dia anterior, 28 de fevereiro. O povo, com apoio da Câmara Municipal, se revoltou contra a alta dos preços da farinha de mandioca e da carne, usando o lema “carne sem osso, farinha sem caroço”. O presidente da Província ficou a favor dos atacadistas e monopolistas de gêneros de primeira necessidade e mandou tropas invadirem a Câmara. O povo reagiu atacando o palácio, a Guarda Nacional foi chamada para dispersar os revoltosos e a praça ficou coberta de chinelos, pois os revoltosos eram pobres e esse era o calçado deles.

* * *

Um ditado: “O anão, quanto mais alto sobe, menor parece”.

* * *

A música popular brasileira estava meio em baixa (será que tanto quanto na época atual?), em meados dos anos 1960, mas aí começou uma era de festivais que mudou tudo. O primeiro festival, realizado pela TV Excelsior, teve sua final em 6 de abril de 1965, e revelou Elis Regina, intérprete da música vencedora,Arrastão, de Edu Lobo e Vinícius de Moraes. Nos anos seguintes a TV Record e a Globo entraram na onda e foi um tempo de músicas maravilhosas, comoDomingo no Parque (Gilberto Gil), Sem lenço e sem documento (Caetano Veloso), Roda Viva (Chico Buarque), Disparada (Geraldo Vandré), Travessia(Milton Nascimento e Fernando Brandt), São Paulo, meu amor (Tom Zé), Pra não dizer que não falei de flores (Vandré) e Sabiá (Chico Buarque e Tom Jobim).

* * *

A data tida como a do primeiro jogo de futebol no Brasil é 14 de abril de 1895, com ingleses residentes em São Paulo. O jogo entre São Paulo Railwai e Companhia de gás, promovido por Charles Miller, na Várzea do Carmo, terminou com a vitória do São Paulo Railway (em que Charles Miller jogava) por 4 x 2.

* * *

Jean-François Champolion, que decifrou a “Pedra da Rosetta” (Rosetta era o nome que os europeus deram a Rashid, no Egito) já era um egiptólogo aos 17 anos de idade, tendo estudado as línguas árabe, caldeu, chinês, copta, pahlavi, parsi e zend. A Pedra da Rosetta foi levada para a França em 1799, e, depois da derrota de Napoleão, para a Inglaterra.

* * *

Em 1507 foi publicado na Europa o livro As quatro navegações de Américo Vespúcio, obra fantasiosa, em que o dito cujo aparece como “grande descobridor”, segundo o cosmógrafo Martin Waldesemüller, que foi quem propôs que o continente levasse o seu nome. Em 1513, o próprio Waldesemüller reviu isso e propôs que o continente se chamasse Colômbia, mas o nome América já tinha pegado, não teve jeito.

* * *

Oataque japonês a Pear Harbor, no Havaí, em 7 de dezembro de 1941, tem uma história que começa anos antes. Em 1935, os japoneses queriam começar a espionar a base de Pear Harbor, mas achavam que se mandassem espiões orientais logo suspeitariam deles, então pediram à Alemanha nazista que cedesse espiões a eles. Joseph Goebbels indicou o médico Bernard Kühn, ele aceitou a proposta e se mudou para o Havaí com a família, que se tornou toda espiã: ele, a mulher, uma filha então com 17 anos, e um filho com 5 anos. Era um pessoal muito simpático e ninguém suspeitava deles. Em 1939 a família foi orientada a espionar toda a marinha norte-americana que atuava na área. A filha Susie, bonita, teve papel chave. Namorava oficiais norte-americanos e depois montou um salão de beleza frequentado por mulheres dos oficiais, que fofocavam direto e contavam segredos revelados pelos maridos.

* * *

Ditados sobre cachorros

Cachorro bom de tatu, morre de cobra
Cachorro velho não late à toa
Cachorro velho não se acostuma com coleira
Cão que muito lambe, tira sangue

* * *

Assim falou Camilo Castelo Branco: “Enquanto houver rapazes de quarenta anos, é justo que se desculpem as leviandades dos velhos de dezessete”.

***

Clique aqui, para ver todas as colunas de uma só vez!

***

Mouzar Benedito, jornalista, nasceu em Nova Resende (MG) em 1946, o quinto entre dez filhos de um barbeiro. Trabalhou em vários jornais alternativos (Versus, Pasquim, Em Tempo, Movimento, Jornal dos Bairros – MG, Brasil Mulher). Estudou Geografia na USP e Jornalismo na Cásper Líbero, em São Paulo. É autor de muitos livros, dentre os quais, publicados pela Boitempo,Ousar Lutar (2000), em co-autoria com José Roberto Rezende, Pequena enciclopédia sanitária (1996) e Meneghetti – O gato dos telhados (2010, Coleção Pauliceia). Colabora com o Blog da Boitempo quinzenalmente, às terças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são como afagos no ego de qualquer blogueiro e funcionam como incentivo e, às vezes, como reconhecimento. São, portanto muito bem vindos, desde que resvestidos de civilidade e desnudos de ofensas pessoais.
As críticas, mais do que os afagos, são benvindas.