quinta-feira, 17 de abril de 2014

A Romênia votaria em massa em Ceuasesco e tem saudades como nunca da época comunista

Via Insurgente.org

Tradução do espanhol: Renzo Bassanetti

66% dos romenos votaria no dirigente comunista Nicolae Ceausescu (1918-1989) se ele se apresentasse nas próximas eleições presidenciais de novembro, segundo pesquisa publicada.

O “Gênio dos Cárpatos”, como se fazia denominar Ceausesco, estaria na frente do atual primeiro-ministro social democrata Victor Ponta (31%), e o chefe de Estado, Traian Basescu (10%), segundo pesquisas do centro privado Instituto Romeno de Avaliação Estratégica (IRES).

A sondagem destaca que 69% dos cidadãos acha que se vivia melhor durante o comunismo, ao mesmo tempo que 35% assegura que sua situação estaria melhor hoje se o socialismo não tivesse caído em 1989.

Além disso, os entrevistados responderam que sobretudo sentem falta dos empregos (23%) e do “bem-viver” (14%), em comparação com a época comunista.

O barômetro cidadão assinala também que 73% das pessoas acredita que a Romênia está indo por um mau caminho, diante de 23% que pensa o contrário. Uma enquete similar elaborada em 2010 indicava então que 41% dos romenos teria votado em Ceausesco para presidente.

A pesquisa foi realizada entre os dias 3 e 6 de abril, e foram entrevistados pessoalmente 1349 cidadãos em seus domicílios, com uma margem de erro de 3%. Ceausesco morreu fuzilado em dezembro de 1989, e seu regime era considerado um dos mais repressivos do antigo bloco comunista.

A Romênia é o segundo país mais pobre da União Européia(EU), depois da Bulgária, e um dos mais golpeados pela crise; em julho passado alcançou um novo acordo com o FMI, o terceiro desde 2009, para conseguir um crédito de 4 bilhões de euros.

Nos últimos quatro anos, o país sofreu com a aplicação de um plano de ajuste com cortes nos gastos públicos, aumento dos impostos e diminuição dos salários dos funcionários públicos e pensões, o que causou um grande mal-estar social.

Um comentário:

  1. O fato é que o povo romeno está com saudades dos acertos de uma época, que apesar de seus erros, havia colhido frutos significativos, por esses antigos resultados que o povo romeno declarou seu voto no antigo líder.

    ResponderExcluir

Comentários são como afagos no ego de qualquer blogueiro e funcionam como incentivo e, às vezes, como reconhecimento. São, portanto muito bem vindos, desde que resvestidos de civilidade e desnudos de ofensas pessoais.
As críticas, mais do que os afagos, são benvindas.