quinta-feira, 28 de julho de 2011

Estudantes de Medicina de Cuba realizam Semana da Saúde em Sobral/CE

Via Solidários

Fonte: Sobral Portal de Notícias

Trinta estudantes brasileiros da Escola Latino-Americana de Medicina de Cuba (ELAM), 23 deles cearenses, participam de 1º a 5 de agosto da Semana de Saúde Cuba-Ceará. A abertura será realizada na segunda-feira, 1º, às 8h30min, no Auditório da Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Saboia , na Avenida John Sanford, 1320, Junco, em Sobral. A semana é realizada pela Associação dos Brasileiros Estudantes de Medicina em Cuba (ABEMEC), com apoio da Secretaria da Saúde do Estado e da Secretaria de Saúde e Ação Social de Sobral.

Durante cinco dias, os estudantes realizarão trabalho de campo em Sobral. As aulas práticas serão realizadas em unidades básicas de saúde, com o acompanhamento dos principais problemas de saúde das comunidades. A programação também prevê a realização de palestras sobre gravidez na adolescência, DST/Aids, Programa Saúde da Família (PSF), visita ao Centro de Atenção Psico-Social (CAPS), Centro de Epidemiologia e Zoonoses, Trevo de Quatro Folhas e ao COAS. Os estudantes ainda promoverão um ato de solidariedade a Cuba, na Praça Cubas, na quarta-feira, dia 3, às 17 horas.

A Escola Latino-Americana de Medicina de Cuba recebe estudantes carentes de toda a América Latina, com o objetivo de fazê-los retornar, já formados, às suas comunidades de origem, para atuar como médicos. Na ELAM, os estudantes são bolsistas do governo cubano e recebem os estudos, livros, moradia, alimentação e material de didático.

Todos os anos, no período de férias de julho a agosto, os acadêmicos brasileiros da ELAM realizam as Brigadas Estudantis de Saúde (BES) no Brasil, com apoio de governos estaduais, prefeituras municipais, partidos políticos e organizações não-governamentais. Eles já estiveram conhecendo a realidade da situação de saúde e promovendo atividades prevenção e promoção no Acre, Amazonas, Ceará, Bahia, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são como afagos no ego de qualquer blogueiro e funcionam como incentivo e, às vezes, como reconhecimento. São, portanto muito bem vindos, desde que resvestidos de civilidade e desnudos de ofensas pessoais.
As críticas, mais do que os afagos, são benvindas.